Para caminhões de construtoras
não há limite de tamanho na Vila

De acordo com a CET, a legislação municipal prevê autorização especial para a circulação de basculantes como o da foto, na Rua Harmonia, que fica dentro da Zona Máxima de Restrição de Circulação.

Diferentemente de todos os tipos de comércio e indústria, o setor de construção civil não tem limite de tamanho para seus veículos de entrega e retirada de materiais em bairros como a Vila Madalena.

Para todos os demais setores são exigidos pequenos furgões, os VUCs (Veículos Urbano de Carga);  a construção civil é exceção.

Questionada sobre essa diferenciação,  a CET esclareceu em nota que a legislação de trânsito municipal vigente prevê como excepcionalidade o uso de caminhões basculantes, betoneira e de bombeamento de concreto dentro da Zona de Máxima Restrição de Circulação (veja mapa abaixo).

Zona de Restrição Máxima de Circulação, que inclui a Vila Madalena.

Segundo a empresa, a permissão é para o horário das 5h às 16h, mediante cadastramento prévio e autorização especial emitida pelo DSV.

Diz ainda a nota: “O local em obras deve estar sinalizado pela construtora e os veículos (caminhões) precisam respeitar as leis de trânsito, não podendo obstruir os acessos aos imóveis vizinhos, bem como parar em frente à entrada de garagem”

E lembra que em caso de descumprimento, a população pode acionar a CET pelo telefone 1188 e solicitar a presença do agente de trânsito para fazer a fiscalização.